delong259_ChesnotGetty Images_musk Omar Marques/Getty Images

Musk tornou a Tesla numa meme stock

BERKELEY – Do ponto de vista da América e do mundo, a Tesla é uma empresa historicamente importante geradora de tecnologia – a ponta da lança na transição dos veículos com motor de combustão interna. Do ponto de vista dos acionistas de longo prazo, ela tem o potencial de ser uma empresa sustentável com fins lucrativos. Do ponto de vista de seus fornecedores, colaboradores e clientes, é uma fonte de renda e produção. E do ponto de vista dos especuladores de Wall Street, é uma bola quicando na roleta: um jogo de cassino com bolhas tecnológicas.

No início de 2018, diretoria e acionistas da Tesla aprovaram um pacote de compensação para o CEO Elon Musk, concedendo-lhe 12 parcelas de opções de ações, cada uma igual a cerca de 1% do patrimônio total da empresa, avaliado em cerca de US$ 55 bilhões. A primeira parcela seria concedida se a capitalização de mercado da Tesla ultrapassasse US$ 100 bilhões, e cada parcela sucessiva seria adquirida quando a capitalização subisse mais US$ 50 bilhões (desde que a empresa também cumprisse várias metas de receita e fluxo de caixa).

Hoje esse pacote de compensação está nos tribunais, onde a Chancelaria de Delaware descobriu que o processo pelo qual ele foi aprovado não cumpriu o padrão de plena concorrência exigido de um executivo que também é acionista com controle efetivo sobre a empresa. Mesmo assim, Musk provavelmente prevalecerá assim que todos os fios emaranhados estejam em ordem. Afinal, a diretoria é mansa, e a maioria das ações da Tesla é detida por fãs obstinados de Musk.